Aqui na área, o domínio é feminino e já sabe: se derrubar, é pênalti.
Hoje o bate papo tem um pouquinho de números! Vamos analisar os resultados de duas ações de Marketing Esportivo.
Lembram daquela ação do SPFC para o lançamento do novo site do clube, com a hashtag #novositesoberano? Vamos dar uma espiada nos números gerados por aquela ação, num comparativo com uma outra bela ação de Marketing, também focada em um site de clube: a repatriação de Ronaldinho Gaúcho pelo Flamengo.
Flamengo e São Paulo, são dois dos clubes que possuem as maiores torcidas do Brasil, 1º e 3° respectivamente.
Legenda
Linha vermelha Flamengo (Chegada do Ronaldinho Gaucho ao Clube)
Linha azul São Paulo (Impacto novo site)
Vemos que os números de acesso ao site do SPFC superaram em muito o número de acesso que o site do Flamengo obteve.
Porém, em que se traduz isso? Apesar de obter a maior torcida do Brasil (alguns flamenguistas mais exaltados dizem ser a maior do mundo), esse quesito não é o único avaliado em um planejamento. É preciso levar em consideração a adesão da torcida às ações, o poder de compra de seus torcedores, audiência média do clube em transmissões, e o principal: quanto tempo em média os torcedores permanecerão aderindo à ação. Esse dado determina quanto tempo a campanha deve permanecer ativa.
As equipes de Marketing dos grandes clubes cada vez mais inovam e geram receitas para seus clubes. O SPFC prevê que em 4 anos, com a venda de camisas e material de merchandising do mais novo camisa 9 , Luís Fabiano, será o maior case de vendas do futebol brasileiro. Com a força que o clube demonstrou na estréia do novo site, é preciso aguardar pra ver a concretização.
Hoje não puxei a sardinha pro meu clube amado... Mas também não posso passar por cima do meu coração de torcedora ferido, por ter perdido a partida de ontem... Então vamos mudar de assunto e falar sobre o jogo do Fluminense ontem, pela Libertadores. E Aleluia! O time brasileiro venceu!
Fluminense 3 x 2 America – MEX (O nome do time estrangeiro até que é bonitinho essa semana...)
No jogo de ontem (23/03) contra o América (MEX) pela Taça Libertadores da América, o time carioca precisava muito de uma vitória sobre os mexicanos, pois a mesma o deixava vivo na competição, reacendia a esperança no time e espantava a crise. O Fluzão que a poucos dias perdeu o técnico Muricy Ramalho, estava sendo comandado pelo então técnico interino Enderson Moreira. Porém a torcida não estava tão confiante no time, apenas 13.158 estavam presentes no Estádio do Engenhão (RJ).
O Fluminense fez os mexicanos entenderem o porque do apelido “time de guerreiros”: o time lutou até o fim, ao contrário do América (MEX) que foi covarde, prendendo as bolas, sabendo que um empate estaria de bom tamanho e que os colocariam na liderança do grupo 3.
Mesmo sendo covarde, foi o América quem abriu o placar (Sánchez 14'/1ºT). O Flu não se abateu, partiu pra cima dos mexicanos empatou o jogo (Gum 20'/1ºT). O pior estava por vir: Digão marcou gol contra aos 27'/2ºT. E agora? O Fluminense estava perdido em campo, mas dependia somente dele. Na torcida, em cada olhar, se via a desconfiança... Em uma jogada de Deco, saiu o gol de empate (Araújo 35'/2ºT). A torcida vai ao delírio, e passa a “empurrar”, acreditar no time. O esse empate deixaria os cariocas no último lugar do grupo, portanto era um resultado que apenas adiaria o sepultamento do clube na competição. Em um erro de ataque dos mexicanos, no contra ataque veio o gol da virada. Gol de Deco (42'/2ºT), que talvez seja o gol que classifique o Fluminense.
Semana que vem tem mais! Continuo fazendo minhas lições de casa para vencer esse desafio: dominar o assunto futebol!
Meninas? Tirem o sossego dos namorados, sentem ao lado deles pra assistir o futebol (coitado do meu! É #Fato que Domingão tirarei a paciência dele assistindo o jogo do meu Tricolor contra o timinho dele... rs)!
Beijo povo!