O filme retrata a história do bem sucedido publicitário, Emory Leeson, que descobre que sua vida é uma mentira e que precisa mudar, pois isso está lhe fazendo mal.
Tendo que apresentar peças publicitárias, Emory repentinamente tem uma crise de honestidade e começa a ser sincero e dizer somente a verdade sobre cada produto. Ele cria campanhas que num primeiro momento parecem absurdas como, por exemplo, a campanha de um Jaguar dizendo que é um carro para transar com lindas e desconhecidas mulheres.
Passa por um momento difícil em sua vida depois que sua esposa foi embora e ainda levou tudo o que tinha na casa.
No dia seguinte, Emory chaga a agencia com outras propagandas sinceras e seu chefe Charles F. Drucker recusa a tal idéia, pois acha um absurdo, e obriga Emory a se internar para tratamento psicológico.
Mesmo internado, Emory elabora várias outras campanhas, com a ajuda dos outros internos e acaba se acostumando com o lugar e as terapias em grupo.
Enquanto o parceiro de criação estava internado, o chefe da agencia liga pedido novas peças para veicular, um assistente acaba veiculando as peças sem a autorização de Charles que surta quando vê essas peças, no entanto, se acalma quando percebe que o resultado das campanhas foram positivos, então resolve chamar Emory para trabalhar na agencia novamente.
Emory recusou-se, pois havia se apaixonado por uma das pacientes que se chamava Kathy Burgess, que esperava ansiosamente que um dia seu irmão militar fosse buscá-la.
Só que ele não aceita e acaba montando ali mesmo no hospital um grupo de criação e uma agência, para trabalharem em suas peças publicitárias que acabaram por fazer um enorme sucesso.
O chefe da agencia, em uma entrevista na televisão fala que inventou um novo conceito de publicidade, deixando Emory furioso por não ter o reconhecimento dele e de sua equipe, que até se recusam a continuar trabalhando com Emory, mas são comprados com dinheiro e falsas promessas.
Emory acaba brigando com Kathy. E ele vai embora deixando todos tristes e sem vontade de criar, até que ele descobre algumas verdades e resolve voltar e acreditar em um mundo melhor.
Apesar da estória de amor entre Emory e Kathy tornar a ser a linha principal da narração do filme, podemos perceber sobre os questionamentos quanto à ética na comunicação social, principalmente na publicidade e como agem em suas campanhas, persuadindo (á vezes de maneira incorreta), pois persuadir não é enganar ou mentir e sim tentar mostrar os benefícios de um produto.
É um filme onde você pode despertar diversos sentimentos, rir com as peças publicitárias malucas, se emocionar com a paixão de viver dos loucos e o amor quase inocente de Emory e Kathy e ainda sentir ódio das atitudes que um ser humano pode ter.
Informações sobre o Filme
Título Original: Crazy People
Duração: 91 minutos (1 hora e 31 minutos)
Gênero: Comédia
Diretor: Tony Bill
Ano Lançamento: 1990
Origem: EUA
Elenco
Dudley Moore - (Emory Leeson)
Daryl Hannah - (Kathy Burgess)
Paul Reiser - (Stephen Bachman)
J.T. Walsh - (Charles F. Drucker)
Bill Smitrovich - (Bruce)
Alan North - (Juiz)
David Paymer - (George)
Danton Stone - (Saabs)
Paul Bates - (Robles)
Dick Cusack - (Mort)
Doug Yasuda - Hsu)
Floyd Vivino - (Eddie Aris)
Mercedes Ruehl - (Dra. Liz Baylor)
Ben Hammer - (Dr. Koch)
Roteiro:
Mitch Markowitz
Estúdio: Paramount Pictures
Distribuição: Paramount Pictures
Desenho de produção: John J. Lloyd
Fotografia: Victor J. Kemper
Produção: Thomas Barad E Robert K. Weiss
Edição: Mia Goldman
Direção de arte: Steven Schwartz
Figurino: Mary E. Vogt
Música: Cliff Eidelman
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