Agência Verbalize

sexta-feira, 18 de março de 2011

Cannes e Youtube - Uma parceria "Goodwork"

O Festival de Criatividade de Cannes anuncia o lançamento da Good Work. O objetivo dessa nova iniciativa, criada em parceria com o YouTube, é aliar esforços de criativos e organizações sem fins lucrativos para aumentar o engajamento do público em temas críticos relacionados ao bem comum.
Um grupo de jurados experientes, presidido por Craig Davis, executivo chefe de Criação da Publicis Mojo e fundador da primeira plataforma de mídia social de marcas, a Brandkarmam, selecionará o shortlist das idéias mais criativas. Os vencedores serão convidados ao Cannes Lions, em junho, para um encontro com líderes de organizações sem fins lucrativos. O objetivo é discutir como mentes criativas podem impactar positivamente os desafios atuais nas áreas social, ambiental e econômica.
Profissionais de Criação de qualquer indústria estão convidados a submeter um vídeo de até um minuto, com um anúncio que aborde um ou mais dos briefs. As inscrições na Good Work se encerram 9 de maio de 2011. Mais informações, termos e condições de inscrição, podem ser acessadas pelo youtube.com/goodwork.

Fonte.: www.adnews.com.br

Coca Cola Diet lider nos EUA.


A Coca Diet, o refrigerante de baixa caloria da Coca-Cola, superou pela primeira vez em vendas a Pepsi nos Estados Unidos, o que o transforma no segundo mais consumido no país, anunciou nesta quinta-feira (17) a publicação "Beverage Digest". É a primeira vez que um refrigerante diet alcança tal posição.
Segundo os dados da publicação, a Coca-Cola normal se mantém como líder nos Estados Unidos com uma fração de mercado de 17% e um total de 1,59 bilhão de engradados vendidos em 2010.
O refrigerante é seguido pela bebida dietética da marca, a Coca Diet, com uma fração de mercado de 9,9% e 926,9 milhões de engradados vendidos no último ano.
Essa mesma fração de mercado é a que a Pepsi possuía até 2010, quando caiu para 9,5%, já que suas vendas diminuíram até as 891,5 milhões de engradados, o que significa um duro revés para o conhecido fabricante de refrigerante na eterna rivalidade com a líder mundial do setor.
A Pepsi fez uma arriscada aposta em 2010 quando decidiu se retirar como marca oficial do Super Bowl e eliminar sua publicidade de outros eventos esportivos, além de lançar o "Refresh Project", uma campanha com a qual distribuiu US$ 20 milhões em doações para projetos que apresentassem "ideias refrescantes para mudar o mundo".
Entre os dez refrigerantes mais populares dos Estados Unidos estão, nesta ordem, Mountain Dew, Dr. Pepper, Sprite, Pepsi Diet, Diet Mountain Dew, Diet Dr. Pepper e Fanta, segundo os dados da publicação, que refletem que as vendas de todo o setor registraram em 2010 seu sexto descenso anual consecutivo.



Fonte.: www.g1.com.br/economia
#Verbalize



Dica de Livro - Marketing 3.0

Bom dia Galera,


A dica de hoje é o novo livro do nosso querido pai do Marketing, Philip Kotler, em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, lançado pela editora Elsevier. Sua nova obra trata sobre a revolução vivida pelo Marketing nos últimos anos, os novos rumos que serão tomados e as novas abordagens utilizadas. Esta importante revolução é chamada pelos autores de Marketing 3.0.
Já no primeiro capítulo do livro nos são mostradas as principais diferenças entre o Marketing 1.0, Marketing 2.0 e o Marketing 3.0, que fazem com que este novo conceito ganhe ainda mais visibilidade no meio.
Marketing 1.0 – Centrada no desenvolvimento de produtos funcionais e na sua massificação.
Marketing 2.0 – Ênfase em conhecer e satisfazer o consumidor por meio da segmentação de mercados.
Marketing 3.0 – É preciso reconhecer que “o consumidor é mais do que um simples comprador”, escreve Kotler. “Ele tem preocupações coletivas e ambientais e aspira por uma sociedade melhor”.
Dividido entre “tendências, estratégias e aplicação”, os capítulos do livro trazem informações e argumentos consistentes, baseados em pesquisas recentes que demonstram a evolução do comportamento de consumo ao redor do mundo. Os clientes modernos não são mais induzidos a comprar apenas pelo valor pago pelo produto ou pela marca do fabricante, o consumidor busca acima de tudo “status”.
 Hoje em dia, eles são capazes de ver os produtos e comparar os benefícios e valores gerados por eles. Por isso, é preciso que os profissionais de marketing tratem os clientes como seres humanos completos, dotados de corpo, mente e espírito.
“Os clientes estão mais conscientes, ativos e poderosos do que nunca.”
Marketing 3.0 é mais que um conceito, é uma realidade que, segundo os autores, é vivenciada por empresas que vêem seus consumidores terem acesso a mais tecnologias, maior comparação e poder de compra de determinados produtos. Então, para as empresas, é necessária uma nova abordagem do marketing, não apenas pensar no consumidor, mas também no ser humano. O Marketing 3.0 prevê empresas que realmente pensam no futuro e estão atentas às preocupações de seus clientes.
Assim, para Kotler, o Marketing 3.0 trata-se de criar um elo com o cliente, melhorar a vida dos pobres e criar sustentabilidade para o planeta.  “Este devem ser os desafios do marketing do futuro”.
No livro nos deparamos com as mudanças no comportamento do consumidor, bem como os mercados de atuação. Enfim, Marketing 3.0 é um livro que auxiliará a todos nós da geração “Y” a entender essa nova era do marketing, com exemplos e dicas.




Postado por @vanezas2ti

quinta-feira, 17 de março de 2011

Cacau na área #1

E ai galera!

Tô na área, e se me derrubar é pênalti (e aí, ainda se usa essa expressão? Aprendi agora...)!
Começando o meu desafio semanal sobre futebol, proposto pelo @TiagoT83, vou comentar um pouquinho sobre o jogo do Santos de ontem pela Copa Libertadores.
Que feio placar final Colo Colo 3 x Santos 2! Poxa, Santos time do Brasil, perder assim... Ainda mais pra um time com esse nome! Convenhamos né? Vou pesquisar o porque de Colo-Colo!

Mas como o que importa é o meu time, então São Paulooooooo, São Paulooooooo (disfarça, nem participamos esse ano)!!!
Voltando ao assunto, sabiam que o nome oficial atualmente da Copa Libertadores na verdade é Copa Santander Libertadores? Pois em 2008 o Grupo Santander iniciou o patrocínio e assumiu o “naming rights” da competição. Adquirir o “naming rights” de uma competição, é uma forma de conseguir grande visibilidade, pois todos os veículos de mídia que transmitem o evento são obrigados a mencionar o Patrocinador.
A Libertadores é a principal competição de futebol entre clubes profissionais da América do Sul, organizada pela Conmebol. A partir de 1998, com patrocínio da montadora japonesa Toyota, times do México passaram a ser convidados a participar da Libertadores.
Da primeira edição em 1960 até 2004, o time campeão da Libertadores enfrentava o campeão da Liga dos Campeões da Europa (considerado o mais prestigiado campeonato de futebol). A partir de 2005, a FIFA passou a organizar o Mundial Interclubes (torneio que reúne os campeões dos continentes). Sendo assim, a fórmula de disputa foi modificada e ampliada.
Em 2009 a Conmebol anunciou a criação de um torneio continental feminino, com a participação de 10 times  um de cada país associado. Sendo a primeira edição da Libertadores feminina aqui no Brasil.
Falando um pouco do processo organizacional da Libertadores, há uma primeira fase onde se inicia um mata-mata com os 12 clubes participantes (numero atual hoje), depois os sobreviventes se dividem em grupos e jogam entre si. Os dois melhores de cada grupo classificam-se para a fase eliminatória, quando o time com a melhor campanha enfrenta o pior segundo colocado, o segundo melhor joga contra o penúltimo dos segundos colocados, e assim por diante. A disputa acontece então em sistema de "mata-mata”, apelido dado às fases de oitavas de final, quartas de final, semifinais e a final. 
Ufa, deu pra ver que eu aprendi bastante né? Sobre a história, e como funciona a Libertadores!

Ficha do jogo de ontem:

Colo-Colo (Chile) x Santos FC.
Com 4 minutos de jogo o “Peixe” leva a torcida ao delírio, iniciando um jogo que parecia que realmente os levaria a vitória ontem. A falta foi marcada com apenas alguns passos do circulo central, e o meia Elano ignorou a distância e disparou uma bomba, vencendo o goleiro e marcando o primeiro gol. Pena que essa atitude do Santos de “ir pra cima” parou por aí.
O Colo-Colo não se abalou, jogou ao seu estilo, com garra, atento, marcando forte o Santos, bastante veloz nos contra-ataques. Contou com a importante participação da torcida que lotou o estádio.
Neymar e Ganso fizeram a sua parte, mas o meninão Neymar que antes precisava ser disciplinado pela Supernanny (palavras do meu namorado meses atrás, que riu muito com um comentário do tipo no Twitter) fez menos do que se espera dele...
O que assustou a equipe do Santos, foi justamente a velocidade do Colo-colo e as jogadas pela lateral-esquerda, que levou o time a virar o jogo.
A partida seguiu assim, o Santos teve suas tentativas, mas sem sucesso. No segundo tempo, o Colo-colo assustou o Santos, porém isso provocou uma  certa reação por parte dos santistas, mas infelizmente não foi dessa vez que o Santos foi pra fora jogar pela libertadores, e voltou com um resultado satisfatório, agradar a torcida, e quase ser feliz pra sempre (risos, gargalhadas!).
Mas como pra tudo tem uma esperança, acho que da tempo do Santos se recuperar..! Com a derrota do Santos, o Grupo 5 passa a ser liderado pelo Colo-Colo.


Sabe o que importa? São Paulo Tri, tri, tri!!!
Para as minhas amigas mulheres: não percam tempo discutindo nas quartas feiras, muito menos aos domingos! Façam um balde de Pipoca, peguem sua latinha de refri, cerveja ou o que preferir, sentem do lado do seu querido no sofá, e bom divertimento! Se não entenderem nada, divirtam-se falando mal do time do seu namorado... Eles provavelmente se irritarão e dispensarão atenção a vocês.

Aos queridos amigos homens que lerem essa série, mandem criticas, dicas, só não me xinguem, pois como qualquer mulher eu sou sensível e choro!
Hoje escrevi bastante sobre a história da Libertadores, ações de marketing envolvidas e do jogo, pra mostrar que eu to entendendo do assunto. Na próxima semana, tem mais!


Ian Salas/EFE



Postado por @Cacausilva.

quarta-feira, 16 de março de 2011

A Cacau "tá"chegando na área: Futebol, Mulher e Marketing Esportivo

Fala Galera,

Estava conversando com a @Cacausilva sobre o novo site do São Paulo FC, e vi nela por momentos, a mesma paixão que um homem pode ter por futebol. Então, fiz uma proposta de desmistificar o conceito de que futebol para mulher é igual a um monte de homem correndo em campo atrás de uma bola, com um único objetivo: marcar gol no time adversário. E acreditem: existem mulheres que acabam brigando com seus parceiros por perderem tempo de atenção por causa do futebol!
Como uma boa estudante de Publicidade e Propaganda, antenada em vários assuntos, ela topou! Além de estar cansada de diversas vezes chegar em círculos de amigos homens e ficar por fora do assunto, e até mesmo de ter que dormir enquanto o namorado assiste o clássico futebol na TV domingo a tarde, ela percebeu que futebol é mais que isso. Inclusive, as ações de Marketing Esportivo no futebol tem se tornado cada vez mais criativas e eficazes.
Portanto, nós convidamos você a acompanhar uma série inédita aqui no blog da Verbalize Comunicação, intitulada “Cacau ta na área”.
Com bom humor, semanalmente a @Cacausilva mostrará o aprendizado futebolístico dela, o quanto as mulheres podem tirar proveito dessa paixão masculina, e claro como publicitária mostrará o mundo atrativo do Marketing Esportivo!
É isso ai, espero que gostem, comentem, desafiem!
Amanhã tem post de estréia já que hoje é um dia propício, não? Quarta feira, dia de sair correndo mais cedo da facul pra assistir Futebol!

Bem Vindos ao “Cacau ta na área”!

Por @Cacausilva e @TiagoT83.

Dica de Livro - A Nova Traição de Judas

Fala pessoal!
.
Todos sabemos que nós publicitários temos que buscar diversas fontes de informação, de contexto cultural, de uma forma resumida, temos que estar ligados em tudo.
Pensando nisto, hoje eu trouxe uma dica esperta de livro, pra vc que quer comecer a ler uma nova história, comprar um novo livro e não sabe qual.

A Nova Traição de Judas - James Rollins 



Não, se vc ja perdeu a vontade de ler, porque o nome sugere que seja algum livro relacionado a igreja?! Para tudo agora, porque pensando assim, vc perderá uma das mais maravilhosas histórias de aventura, ficção e romance, ta tem um pouquinho de religião onde se diz respeito a fatos históricos.
Ele é o desfecho de uma trilogia, mais recomendo começar assim mesmo pelo final.

O início da história nos leva a sete séculos atrás, ao Sudeste asiático, a Sumatra, onde Marco Polo e seu pai vêem as últimas chamas de diversos navios se extinguirem nas águas do Índico. Oram em silêncio a Deus para perdoar seus pecados. O que levou os venezianos a mandar queimar 16 navios com toda tribulação? Rollins usa o fato histórico da viagem de retorno do aventureiro veneziano para compor a trilha de sua narrativa. A jornada trágica, após servir 17 anos ao imperador da China; em algum ponto no Sudeste asiático algo ocorreu, e somente dois navios e 18 homens chegara ao seu destino. O que ocorreu com a frota que Kublai Khan concedeu a Marco? O autor dá asas a imaginação e conta sobre a tragédia que nunca foi contada, totalmente esquecida e nenhum Polo comentou sobre o que realmente ocorreu.

Após as primeiras páginas de flashback, voltamos aos dias atuais, onde uma epidemia irrompe na mesma região, uma doença devastadora e desconhecida, que não se consegue controlar. A bordo de um cruzeiro, o Mistress of the Sea, transformado em hospital pela gravidade da situação, a Dra. Lisa Cummings e Monk Kokkalis, membros da Sigma, procuram soluções para a calamidade. Contudo, um grupo de terroristas da organização inimiga Guilda sequestram o navio e o transformam em um laboratório de armas biológicas. A OMS e o governo dos EUA tentam esconder da mídia o desastre, mas já cogitam em obliterar a região com um ataque nuclear. O comandante Pierce precisa correr contra o tempo, e contará com a ajuda da bela Seichan, sua arquiinimiga, que guarda a primeira pista da possível cura. A chave desse enigma levará à procura das famosas crônicas de viagem do explorador veneziano, não as conhecidas, mas uma parte que ele escondeu de todos. Juntos, eles rumam numa busca que os leva a várias partes do mundo, a Veneza, a Roma, a Istambul, a Ormuz, seguindo os passos de Marco Polo e chegando a Sumatra, onde o imponderável aconteceu. Contudo, cada passo que a dupla dá é seguido por alguém e as pistas e enigmas que envolvem a linguagem angélica desvendarão o mistério do código genético humano.

A capa do livro mostra a Cidade dos Mortos em Mianmar, e o leitor já pode imaginar onde a Força Sigma se aventurará. As mais de quinhentas páginas de ação e aventura, mesclando ciência e história, misticismo e investigação em uma excitante narrativa que combina bem os temas em doses exatas. O título Judas Strain, do original em inglês, vem do termo que um grupo de cientistas deram a um grupo ancestral de bactérias como o antraz ou a peste bubônica, entre outas, que possui a particularidade de ser uma cepa transformadora de outras não-endêmicas e não-voláteis, como os da flora intestinal em inimigas mortais da vida. O título em português poderá confundir o personagem bíblico com o vírus mortal, que aqui é colocado como o responsável por catástrofes ecológicas do passado da Terra. Um dos únicos pontos negativos desse livro é a morte de um dos membros da equipe. Mas Rollins deixa subtendido que ele poderia estar vivo, um clássico gancho para a próxima aventura da Força Sigma. 



Hoje... byy @cacausilva


terça-feira, 15 de março de 2011

Nova Ação de Marketing Esportivo - São Paulo Futebol Clube

Fala Galera!

Eu @cacausilva como uma boa são paulina, não podia deixar de vir aqui comentar pra vcs, sobre a nova ação de Marketing que o São Paulo Futebol Clube desenvolveu para a estréia de seu novo site.
Já deixo de sobre aviso que eu não entendo nada sobre futebol rs... mais vale a intenção de comentar sobre a ação desenvolvida para tal.
Nas vésperas da estréia de seu novo site, o perfil do clube no twitter @SaoPauloFC, lançou na rede a seguinte  hashtag #novositesoberano, que por sua vez mexeu com o instinto de todos os São Paulinos, curiosos então inicia-se a saga por 123.000 comentários no Twitter com a tag para que então o Clube libere o novo site!
Fica ai um pouquinho pra vc do que ta rolando lá nos TT's!


Só não liguem para o tanto de janelinha na barrinha do iniciar, foi um print esperto esse... 

Hoje... By @cacausilva

Quer fazer um intercâmbio na Inglaterra?

Mais uma boa dica para os criativos de plantão!

Esse ano o abcDesign Conference, acontecerá nos dias 10 e 11 de Maio e contará com a agência Wolff Olins, especializada em branding, traz a participação de Karl Heiselman (CEO) e Marina Willer (Diretora de Criação)  que falarão de criatividade na gestão de marcas e eficiência na gestão de uma agência!

A melhor parte é que há possibilidade de um profissional criativo fazer intercâmbio profissional na Inglaterra e com tudo pago!

Quem pode participar? Estudantes de 3º e 4º ano de Design e profissionais formados há até 5 anos!

O que precisa fazer? Enviar o seu portifa!
Até quando enviar o portifa? Até dia 11 de Abril de 2011
Mais informações: http://abcdesign.com.br/conference/regulamento.html
abcDesign Conference – Wolff Olins acontecerá na ESPM - São Paulo
Sobre a agência: http://www.wolffolins.com/




Post por Amanda Seabra - @mandikm