Agência Verbalize

quinta-feira, 17 de março de 2011

Cacau na área #1

E ai galera!

Tô na área, e se me derrubar é pênalti (e aí, ainda se usa essa expressão? Aprendi agora...)!
Começando o meu desafio semanal sobre futebol, proposto pelo @TiagoT83, vou comentar um pouquinho sobre o jogo do Santos de ontem pela Copa Libertadores.
Que feio placar final Colo Colo 3 x Santos 2! Poxa, Santos time do Brasil, perder assim... Ainda mais pra um time com esse nome! Convenhamos né? Vou pesquisar o porque de Colo-Colo!

Mas como o que importa é o meu time, então São Paulooooooo, São Paulooooooo (disfarça, nem participamos esse ano)!!!
Voltando ao assunto, sabiam que o nome oficial atualmente da Copa Libertadores na verdade é Copa Santander Libertadores? Pois em 2008 o Grupo Santander iniciou o patrocínio e assumiu o “naming rights” da competição. Adquirir o “naming rights” de uma competição, é uma forma de conseguir grande visibilidade, pois todos os veículos de mídia que transmitem o evento são obrigados a mencionar o Patrocinador.
A Libertadores é a principal competição de futebol entre clubes profissionais da América do Sul, organizada pela Conmebol. A partir de 1998, com patrocínio da montadora japonesa Toyota, times do México passaram a ser convidados a participar da Libertadores.
Da primeira edição em 1960 até 2004, o time campeão da Libertadores enfrentava o campeão da Liga dos Campeões da Europa (considerado o mais prestigiado campeonato de futebol). A partir de 2005, a FIFA passou a organizar o Mundial Interclubes (torneio que reúne os campeões dos continentes). Sendo assim, a fórmula de disputa foi modificada e ampliada.
Em 2009 a Conmebol anunciou a criação de um torneio continental feminino, com a participação de 10 times  um de cada país associado. Sendo a primeira edição da Libertadores feminina aqui no Brasil.
Falando um pouco do processo organizacional da Libertadores, há uma primeira fase onde se inicia um mata-mata com os 12 clubes participantes (numero atual hoje), depois os sobreviventes se dividem em grupos e jogam entre si. Os dois melhores de cada grupo classificam-se para a fase eliminatória, quando o time com a melhor campanha enfrenta o pior segundo colocado, o segundo melhor joga contra o penúltimo dos segundos colocados, e assim por diante. A disputa acontece então em sistema de "mata-mata”, apelido dado às fases de oitavas de final, quartas de final, semifinais e a final. 
Ufa, deu pra ver que eu aprendi bastante né? Sobre a história, e como funciona a Libertadores!

Ficha do jogo de ontem:

Colo-Colo (Chile) x Santos FC.
Com 4 minutos de jogo o “Peixe” leva a torcida ao delírio, iniciando um jogo que parecia que realmente os levaria a vitória ontem. A falta foi marcada com apenas alguns passos do circulo central, e o meia Elano ignorou a distância e disparou uma bomba, vencendo o goleiro e marcando o primeiro gol. Pena que essa atitude do Santos de “ir pra cima” parou por aí.
O Colo-Colo não se abalou, jogou ao seu estilo, com garra, atento, marcando forte o Santos, bastante veloz nos contra-ataques. Contou com a importante participação da torcida que lotou o estádio.
Neymar e Ganso fizeram a sua parte, mas o meninão Neymar que antes precisava ser disciplinado pela Supernanny (palavras do meu namorado meses atrás, que riu muito com um comentário do tipo no Twitter) fez menos do que se espera dele...
O que assustou a equipe do Santos, foi justamente a velocidade do Colo-colo e as jogadas pela lateral-esquerda, que levou o time a virar o jogo.
A partida seguiu assim, o Santos teve suas tentativas, mas sem sucesso. No segundo tempo, o Colo-colo assustou o Santos, porém isso provocou uma  certa reação por parte dos santistas, mas infelizmente não foi dessa vez que o Santos foi pra fora jogar pela libertadores, e voltou com um resultado satisfatório, agradar a torcida, e quase ser feliz pra sempre (risos, gargalhadas!).
Mas como pra tudo tem uma esperança, acho que da tempo do Santos se recuperar..! Com a derrota do Santos, o Grupo 5 passa a ser liderado pelo Colo-Colo.


Sabe o que importa? São Paulo Tri, tri, tri!!!
Para as minhas amigas mulheres: não percam tempo discutindo nas quartas feiras, muito menos aos domingos! Façam um balde de Pipoca, peguem sua latinha de refri, cerveja ou o que preferir, sentem do lado do seu querido no sofá, e bom divertimento! Se não entenderem nada, divirtam-se falando mal do time do seu namorado... Eles provavelmente se irritarão e dispensarão atenção a vocês.

Aos queridos amigos homens que lerem essa série, mandem criticas, dicas, só não me xinguem, pois como qualquer mulher eu sou sensível e choro!
Hoje escrevi bastante sobre a história da Libertadores, ações de marketing envolvidas e do jogo, pra mostrar que eu to entendendo do assunto. Na próxima semana, tem mais!


Ian Salas/EFE



Postado por @Cacausilva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário