Para quem ainda não entendeu a função do Marketing de Oportunidade, essa ilustração vai ajudar bastante: alguém dispara uma hashtag no Twitter e as pessoas aderem ao tema, que vai para no Trending Topics, famoso TT’s. Sua empresa tem um produto que tem tudo a ver com a Hashtag, e para aproveitar a mídia espontânea, você começa uma promoção/divulgação utilizando essa hashtag. Entendeu?
Na Web, há um risco inerente ao Mkt de Oportunidade: spamers. São os internautas que usam hashtags em tudo o que escrevem, e sujam a ideia inicial. Por isso, apesar do “oportunismo”, é necessária uma dose de bom senso na hora de aproveitar uma situação.
Empresas que não possuem Departamentos de Marketing ou as que ainda não criaram setores para trabalhar com Mkt digital, mídias sociais, etc. estão perdendo grandes oportunidades, tanto de mercado, quanto de recrutar “profissionais Geração Y” e que estão se formando agora.
Profissionais de comunicação, marketing e planejamento que ainda não se deram conta do potencial que há na web 2.0 (em breve o conceito web 3.0 vai superar o atual) tendem a ficar para trás na corrida por um lugar ao sol nesse mercado tão dinâmico e disputado.
Conhecer as ferramentas que nasceram junto com essas novas tendências (o Marketing de Oportunidade é anterior a isso, mas tem uma personalidade própria na web) faz parte da preparação de qualquer comunicador. O futuro ainda não chegou, e pelo dinamismo do Século XXI, não será como imaginamos hoje, porém o que conhecemos hoje com certeza será parte do conceito que definirá a comunicação lá na frente! Conheça e use bem tudo que está à disposição para conseguir sucesso no seu trabalho!