A dica de hoje é o novo livro do nosso querido pai do Marketing, Philip Kotler, em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, lançado pela editora Elsevier. Sua nova obra trata sobre a revolução vivida pelo Marketing nos últimos anos, os novos rumos que serão tomados e as novas abordagens utilizadas. Esta importante revolução é chamada pelos autores de Marketing 3.0.
Já no primeiro capítulo do livro nos são mostradas as principais diferenças entre o Marketing 1.0, Marketing 2.0 e o Marketing 3.0, que fazem com que este novo conceito ganhe ainda mais visibilidade no meio.
Marketing 1.0 – Centrada no desenvolvimento de produtos funcionais e na sua massificação.
Marketing 2.0 – Ênfase em conhecer e satisfazer o consumidor por meio da segmentação de mercados.
Marketing 3.0 – É preciso reconhecer que “o consumidor é mais do que um simples comprador”, escreve Kotler. “Ele tem preocupações coletivas e ambientais e aspira por uma sociedade melhor”.
Dividido entre “tendências, estratégias e aplicação”, os capítulos do livro trazem informações e argumentos consistentes, baseados em pesquisas recentes que demonstram a evolução do comportamento de consumo ao redor do mundo. Os clientes modernos não são mais induzidos a comprar apenas pelo valor pago pelo produto ou pela marca do fabricante, o consumidor busca acima de tudo “status”.
Hoje em dia, eles são capazes de ver os produtos e comparar os benefícios e valores gerados por eles. Por isso, é preciso que os profissionais de marketing tratem os clientes como seres humanos completos, dotados de corpo, mente e espírito.
“Os clientes estão mais conscientes, ativos e poderosos do que nunca.”
Marketing 3.0 é mais que um conceito, é uma realidade que, segundo os autores, é vivenciada por empresas que vêem seus consumidores terem acesso a mais tecnologias, maior comparação e poder de compra de determinados produtos. Então, para as empresas, é necessária uma nova abordagem do marketing, não apenas pensar no consumidor, mas também no ser humano. O Marketing 3.0 prevê empresas que realmente pensam no futuro e estão atentas às preocupações de seus clientes.
Assim, para Kotler, o Marketing 3.0 trata-se de criar um elo com o cliente, melhorar a vida dos pobres e criar sustentabilidade para o planeta. “Este devem ser os desafios do marketing do futuro”.
No livro nos deparamos com as mudanças no comportamento do consumidor, bem como os mercados de atuação. Enfim, Marketing 3.0 é um livro que auxiliará a todos nós da geração “Y” a entender essa nova era do marketing, com exemplos e dicas.
Postado por @vanezas2ti
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