No primeiro turno, votei em Marina Silva por opção, afinal entendo que eram dela as melhores propostas. Muita gente, pensou como eu e fez dela a terceira colocada mais votada na história da nossa democracia, que é recente. Agora, no segundo turno, infelizmente o critério será o de eliminação.
Se você, caro leitor, acha que comunicador deve manter-se neutro, pare de ler aqui, pois vou expressar opiniões que com certeza serão polêmicas.
A meu ver, o voto deve ser confiado a alguém que tenha propostas, e não a alguém que tenha tido cargo público e tenha feito uma ou outra obra. O voto de hoje se refere ao governo de amanhã, não ao de ontem. Porém, por esse critério, teria de anular meu voto, pois tanto Dilma quanto Serra, insistem no passado, em coisas que fizeram ou deixaram de fazer. Serra com seu currículo e Dilma com seu camarada.
Mas, vamos por um momento aceitar a temática dessas eleições. Vamos supor que o voto seja útil apenas com base no histórico de cada um. Sabe o que acontece? Fico com medo!
No final dos anos 80, o Brasil se preparava para implantar uma nova Constituição, era uma época de transformação, de pressão social pela Democracia e o PT de Lula e cia. foi contra a nova Constituição. Hoje, segundo juristas, em termos gerais a Constituição brasileira é uma das mais modernas do planeta, respeitando as peculiaridades de um país tão diversificado como esse.
No começo dos anos 90, o então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, brigava para implantar o Plano Real, que deu origem à nossa moeda. Lula e cia. foram contra. Vivíamos com inflações de 50% ao mês (e olhe lá se não era mais… Já não lembro dos números), e a cada 5 anos mudávamos de moeda. Hoje, reclamamos por enfrentarmos uma inflação de 5% ao ano.
Existe hoje um programa do Exército Brasileiro para defender a Amazônia chamado Sivam, que foi implantado por FHC. Na época da implementação, final dos anos 90, o PT também foi contra.
Mais recentemente nosso querido Lula defendeu o controle da imprensa. Parece que a aversão à nossa Constituição não ficou nos anos 80… Sem falar naquele aliado dele, o Sarney…
É melhor parar de olhar pra trás, senão vou lembrar de muita coisa que o PT foi contra e vai ficar a impressão de que Serra e cia. são os melhores políticos do mundo, o que não é verdade. É preciso ser ponderado na hora de escolher o voto. Se compararmos as propostas dos dois candidatos, fica a impressão de que são muito parecidas, exceto pelas cores no horário eleitoral, e por isso nos debates eles se atacam. Fizessem ao contrário, iria parecer que um estava repetindo a fala anterior do outro.
Hoje o Brasil precisa de propostas para o futuro. Gostaria de ver os candidatos falando que vão reduzir os cargos de confiança para gastar menos e consequentemente reduzir impostos, incentivando novos empreendimentos, grandes e pequenos, para gerar empregos e fazer a economia crescer. Uma forma não tão simples de inverter o que o país faz hoje, criar um novo ciclo. Mas infelizmente os caras não fazem isso, e o povo não tem coragem de romper o cordão umbilical e eleger alguém como Marina.
Em vez de propostas vanguardistas, ficamos perplexos e paralisados vendo o debate ser em torno de critérios religiosos sobre o aborto. É ridículo politizar um assunto tão delicado, que deveria ser discutido num grande debate social, fora das eleições! Sou contra o aborto, porém a democracia dá direito a troca de ideias, e os religiosos não aceitam ao menos sentar à mesa. Fica díficil desse jeito. Que país queremos ser: uma Nação moderna e justa, madura, racional ou um país governado por senhores feudais, corruptos, exploradores inescrupulosos da fé que manipulam pessoas usando suas crenças contra elas mesmas? Quando vamos parar de permitir que misturem fé com política?
O que nos resta? Escolher em quem votar com base no tema da campanha: passado. E pelo passado, com certeza, eu não voto na Dilma. Se ela tivesse propostas, levaria meu voto, pois o Serra também não é santo. Mas, pelo ruim e eterno critério do “menos mal”, não voto na Dilma, que eu sinceramente não conheço, não sei quem é e quais são seus valores. Pelo menos o Serra foi um bom Ministro da Saúde, inegavelmente.
Viu só como mesmo querendo olhar pra frente, acabamos obrigados a olhar para o passado?
Postado por @TiagoT83
http://tiagochagas.wordpress.com/2010/10/11/criterio-de-eliminacao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário