O governo brasileiro, através do Ministério da Justiça vem desenvolvendo um novo documento de identidade, o RIC (Registro de Identidade Civil, que deverá entrar em fase de testes a partir de Dezembro.
O Rio de Janeiro foi o Estado escolhido para acolher o projeto piloto, e terá 100.000 RIC's emitidos pela Casa da Moeda. No novo documento, em formato de cartão de crédito, haverá um chip com as informações sobre os principais documentos, como RG, CPF, Carteira de Habilitação, Carteira Profissional, etc. e características físicas do portador, como altura, por exemplo.
Iniciativas semelhantes foram tomadas em países como Portugal, Áustria, Bélgica e Suécia. Há quem critique a iniciativa do Governo, pois a verba investida nas pesquisas para desenvolvimento da tecnologia poderia ser utilizada em outras áreas. De outro lado, há quem entenda que a unificação dos documentos num único cartão facilitaria no cotidiano, pois em diversas repartições públicas e em algumas empresas, a necessidade de portar os diversos documentos afim de obter serviços é uma grande chateação.
Enfim, parece um passo em direção a contornar a burocracia tão cultuada no Brasil.
Postado por @TiagoT83
Nenhum comentário:
Postar um comentário