O futebol é um dos mercados mais caros e de maior retorno para uma empresa investir. As razões que levam uma empresa a patrocinar um clube de futebol são muitas, desde consolidação de marca até novos nichos de mercado. Porém, como futebol é um negócio que envolve paixão, algumas empresas sem know-how em Marketing Esportivo acabam tropeçando nos meandros que tornam peculiar esse mercado.
O Banco BMG, que tem investido pesado em patrocínios a clubes de futebol nos últimos anos, existe um detalhe que muito chama a atenção: a cor do logotipo é laranja. Não há no Brasil nenhum clube que tenha essa cor como predominante em seu uniforme, e o banco tem investido em diversos clubes, dos mais variados tamanhos, sempre mantendo a cor original de seu logotipo.
O São Paulo F.C., um dos patrocinados pelo banco, fez uma experiência na Copa São Paulo de Juniores, adaptando o logotipo às cores do clube, e a receptividade da torcida foi alta. A diretoria do clube afirmou que estava fazendo um esforço na tentativa de convencer o parceiro a adotar essa adaptação nos uniformes do time principal. Resultado: a procura pelas camisas com o logotipo vermelho do Banco BMG foi alta, no entanto, as camisas utilizadas pelos garotos durante a Copinha não são vendidas.
A diretoria do banco negou que fosse aceitar tal alteração, pois descaracterizaria a marca. Há quem defenda essa postura, afinal é uma instituição que está há anos no mercado e existe a intenção de usar o esporte como difusor dessa marca.
Entretanto, futebol é paixão. Para ter uma exposição bem sucedida em todos os sentidos, é necessário cativar o torcedor que compra e veste a camisa do time. Há que se respeitar as características de cada clube para alcançar 100% de aproveitamento do investimento feito, afinal ninguém torce por uma marca, e sim por um clube.
Feita uma adaptação, a exposição da marca através do futebol continua a mesma na mída, porém a exposição do dia a dia, quando o torcedor sai às compras e leva para casa o novo modelo de camisa do time, aumenta.
Ilustram esses casos a Coca-Cola, que por muito tempo patrocinou vários clubes do país, sempre respeitando as cores desses clubes, como São Paulo FC, Palmeiras, Grêmio, entre outros; a Medial Saúde, que recentemente adaptou seu logotipo (que é verde) às cores do Corinthians (já imaginaram a camisa do time de Parque São Jorge com o verde do rival Palmeiras?) e o Banco Itaú, concorrente do BMG, que juntamente com a Vivo, adaptou sua marca às cores da Seleção.
Mais do que fortalecer uma marca, é necessário cuidar para que não exista uma rejeição à mesma. Portanto, tem faltado inteligência aos diretores de marketing do Banco BMG, que insistem expor sua marca em laranja nas camisas dos clubes patrocinados.
Postado por @TiagoT83
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