Agência Verbalize

sábado, 2 de abril de 2011

.: Apple, Super Bowl e manipulação :.

Estamos acostumados a receber informações diariamente de tudo que se passa ao nosso redor e em todo mundo. Assistimos notícias, anúncios, filmes, detalhes de atores e celebridades, e assuntos gerais que ocupam o tempo e nos isolam da realidade. Toda essa comunicação nos impõe um padrão de vida e felicidade a ser alcançado, com objetivos e ideais muitas vezes impossíveis para todos, mas diante a televisão isso se torna possível.A realidade dos telejornais é passada como algo distante e irreal,enquanto as novelas emocionam o país como se fossem problemas reais que afetam a todos ou seja esta inversão entre realidade e ficção é notável principalmente nas novelas assim a novela passa por um relato do real,enquanto o noticiário(que perdeu as referências temporais e espacias)torna-se irreal.A prova disso são telespectadores que se comovem em demasia com a morte de uma personagem,enquanto um desastre real em algum lugar do mundo passa por ouvintes inertes e ínsensíveis ao fato. Assim os indivíduos abdicam de sua liberdade pelos meios de comunicação e deixam-se ser controlados. Os principais responsáveis são, o governo e classes sócio-econômicas dominantes, tanto financeiramente como culturalmente, utilizando essas medias de modo a manipular a sociedade.
Muitas das correntes analíticas abordam o tema media e ideologia, em especial podemos citar duas – Estudos Culturais e Economia Política. Os Estudos Culturais, baseados principalmente em leituras de Gramsci, e a Economia Política, que enfatiza os determinantes políticos e económicos na produção da media, apesar de terem significantes diferenças, percebem ambos a conexão entre os interesses económicos e a ideologia expressa. Nos dois casos, aponta-se que a Media serve mais aos “interesses dominantes que aos socialmente universais” (CURRAN, 1990 p. 139 apud GUEDES) .

O comercial a seguir é da Apple, e mostra como podem ser manipulada a sociedade, pelo o que li, o comercial só foi transmitido uma vez no intervalo do Super Bowl, da pra acreditar? 






E ai? Estamos realmente sendo manipulados ou não?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário