Toda sexta feira, teremos uma dica de filme pra você que tah afim de assistir algo sexta-feira a noite!
A dica dessa sexta-feira é Anjos e Demônios
Ontem assisti Anjos e Demônios e saí com a sensação oposta ao que esperava. Em O Código DaVinci (obra posterior a Anjos e Demônios), o diretor Ron Howard não alivia nem um pouco o texto de Dan Brown e bate forte contra a Igreja Católica. Em Anjos e Demônios, fiquei com a impressão de que o diretor quis fazer um “carinho” na Igreja Católica, afinal, Ron Howard e Dan Brown são considerados inimigos do catolicismo, por alguns fiéis mais ardorosos.
A história de Anjos e Demônios se desenvolve em cima do assassinato de um Papa, e com isso, as suspeitas recaem sobre um antigo inimigo do Vaticano: Iluminatti, um grupo que se opunha às idéias do cristianismo/catolicismo e que foi declarado inimigo da igreja há muito tempo atrás. Paralelamente à morte do Papa, desenvolvem-se testes de um projeto que busca encontrar a “partícula de Deus”, uma anti-matéria que teria gerado a explosão que segundo cientistas, deu origem à Terra e a vida. Horas antes de o conclave começar, quatro preferiti (cardeais considerados favoritos à sucessão do Papa) são sequestrados. A partir desse ponto, uma sequência de fatos desenvolve a trama, rica em detalhes históricos sobre a Igreja Católica e a bela arquitetura que lhe é característica. De um lado, os céticos acadêmicos, buscando decifrar os códigos deixados pelo sequestrador. Do outro, a disputa política interna do Vaticano não permite que se chegue a um consenso sobre o próximo Papa. Pra não estragar o filme vou apenas dizer que o final é intrigante e surpreendente, mas totalmente condizente com a conduta histórica da Igreja Católica, que inúmeras vezes errou e se justificou afirmando querer acertar.
Só vou lembrar que o catolicismo tem uma história própria, mas querendo ou não essa história está atrelada ao cristianismo. E nas nossas igrejas protestantes, aprendemos muito pouco sobre essa história. Se forem assistir, recomendo que deixem a religiosidade na bilheteria, e assistam ao filme com um olhar neutro. Não é um filme que vai dizer se o que cremos é verdade ou mentira, por isso, vale a pena assistir!
Veja o Trailer do filme aqui
Texto escrito por @TiagoT83
Nenhum comentário:
Postar um comentário