Agência Verbalize

terça-feira, 21 de setembro de 2010

.: Topic Trends, Famoso TT, o que é?





Pra quem não sabe, Trending Topics, ou TT, são os tópicos mais debatidos em um determinado momento, neste caso, no Twitter.
Para acompanhar, você pode utilizar a ferramenta de busca do Twitter, o Twitter Serach, o HashTags, a própria página do Twitter, e alguns clientes como TweetDeck possuem opções para visualizar as TT no próprio programa.
O que isso tem a ver com o que?
Nos ultimos meses, uma busca incansável por parte das empresas para alcançar os Trending Topics tem acontecido.
O Twitter é o novo velho queridinho das mídias sociais e ficar em destaque nas Trending Topics significa que a marca da sua empresa está sendo divulgada de forma massiva no Twitterverso.
Mas isso é importante? Sim, grandes nomes da publicidade, jornalismo mundial, blogs de todos os portes e internautas curiosos olham diariamente nos Trending Topics pra saber o que está acontecendo e o porquê de determinado nome estar lá.
Não é raro entrar no Twitter e ver pessoas perguntando porque determinado assunto ou pessoa está nos Trending Topics, afinal, ninguém quer ficar por fora das tendências.
O Trending Topics é tão importante que define muito das notícias que você vai ver nas próximas horas, dias e até mesmo semanas na mídia tradicional e online… Alguns casos como a morte do Michael Jackson, o torneio de Wimbledon, a Copa das Confederações, e as famosas eleições do Irã, são uma  pequena amostra de casos de tendências que duraram semanas.
No dia 31 de junho a empresa MoonFruit começou uma campanha que prometia dar 10 MacBooks Pro de 13″ (recém lançados) aleatoriamente para quem colocasse a tag #moonfruit ao final de suas mensagens no Twitter.
A promoção tomou medidas descomunais e hoje, eles divulgaram que estão finalizando a promoção com 7 dias, ao invés de 10, devido ao grande impacto que houve no Twitter.
O #moonfruit foi parar nos Trending Topics durante alguns dias superando outros eventos de maior importância.
O Twitter retirou o #moonfruit dos Treding Topics e isto abre todo um precedente para discussão a respeito de qual será o limite para o marketing online utilizando o Twitter como ferramenta.
A própria MoonFruit propôs em um de seus textos que num futuro próximo, o Twitter explorasse as tendências comerciais e as tendências normais, dando uma abertura para Trending Topics específicos para empresas e os comuns, que é o que todos estão realmente debatendo sem a preocupação de ganhar um prêmio ou não, trazendo assim, a relevância de volta a palavra “tendência”.
A idéia é fantástica e vem acrescentar mais opções de monetização para o Twitter, que começa a amadurecer de forma incrível tornando-se uma ferramenta praticamente indispensável para quem quer se manter informado e acompanhar tendências.
Os Trending Topics, uma subferramenta do Twitter, mostra sua importância e dá as caras para as empresas que querem obter um retorno palpável de seu investimento.
Não vai demorar para aparecer empresas de publicidade garantindo lugar nos Trending Topics por uma quantia exorbitante.
Assim como já temos inúmeras empresas que oferecem um serviço personalizado para colocar seu site nas primeiras posições do Google, a maioria deles, picaretas que acham que sabem algum coisa, o Trending Topics segue o mesmo caminho.
Caso você se interesse por SEO, uma boa fonte brasileira é o MestreSEO, vale a pena conferir.
Espero os Trending Topics não acabem numa completa banalização de uma das melhores ferramentas para medir tendências hoje.

Postado por @brunocamps

Um comentário:

  1. Muito interessante! Ainda temos muito o que aprender, mas estamos no caminho. Primeiro, conhecendo o potencial da tecnologia, depois daremos usos sociais distintos. Um abraço
    Marcia Coutinho

    ResponderExcluir